Jenseits von Theben

Categoria Grande

  • 2 a 4
  • 75 minutos
  • a partir de 10 anos

Jenseits von Theben é um jogo de arqueologia competitiva. Os jogadores são arqueólogos que devem viajar pela Europa para adquirir conhecimento sobre cinco civilizações antigas - os gregos, os cretenses, os egípcios, os palestinos e os macedônios - e então devem usar esse conhecimento para escavar locais históricos nas áreas dessas civilizações . Periodicamente, há exposições nas principais cidades europeias, e o arqueólogo que chegar na hora com a melhor coleção de artefatos (mais uma pequena rolagem de dados) ganha a bolsa. O arqueólogo que aprender mais sobre as civilizações, reivindicar os artefatos de maior valor e apresentar a maior coleção para as exposições européias vencerá seus colegas. O elemento chave para o jogo é que ele é jogado durante um período de dois (ou três) anos, e cada ação que um jogador executa leva um certo tempo - viajar é uma semana entre cidades, reunir conhecimento leva tempo para o nível de conhecimento, e realmente cavar em um local cultural leva tempo para produzir um certo número de cartas de artefato. O jogo usa uma nova mecânica para acompanhar isso - há uma trilha de 52 espaços ao redor do lado de fora do tabuleiro, e cada vez que um jogador se move e realiza uma ação, ele move sua ficha de jogador para frente no tempo. Os jogadores se revezam com base em ser aquele que está mais longe no "tempo". Assim, um jogador pode ir a um local de escavação e passar 10 semanas cavando em busca de artefatos, mas isso também significa que os outros jogadores provavelmente tomarão várias ações nesse ínterim enquanto esse jogador espera o "tempo" para recuperar o atraso. Além disso, as cartas de artefato em cada civilização são um número oculto. O baralho para cada civilização contém doze tesouros com valores de pontos variados e duas cartas de conhecimento, com outras dezesseis cartas de sujeira. No início do jogo, sete cartas são removidas de cada baralho sem que os jogadores as vejam. Ao longo do jogo, quando um jogador escava em um local, ele mantém os artefatos que são revelados de um local, mas a sujeira é embaralhada de volta nas cartas restantes. Tanto o elemento de informação imperfeita quanto a sujeira reciclada criam um elemento de chance aleatório que é superado de alguma forma cavando em um local onde o jogador tem muito conhecimento - mais conhecimento significa que mais cartas serão reveladas em um período de tempo mais curto, e uma chance maior de revelar tesouros que ainda podem permanecer depois que outro jogador já recuperou alguns tesouros daquele local.

R$55